segunda-feira, 1 de março de 2010

Sociedade de Valores

Na minha área, é comum usarmos o termo «sociedade de valores» quando nos referimos à sociedade. A toda a hora usamos expressões como «vivemos numa sociedade de valores...» para começar um pensamento ou reflexão acerca da sociedade.

Muitas coisas que tenho vivido e muitas coisas a que tenho assistido ultimamente, me têm levado a pensar nesta expressão.

Seria mais correcto falar numa sociedade sem valores? Bom, não seria certamente, pois até aqueles que consideramos maus valores, são valores. Certamente vivemos numa sociedade de valores, ainda que possam ser "maus valores" ou, pelo menos, valores diferentes daqueles pelos quais regemos as nossas vidas.

Então, nesse caso, julgo que seria mais correcto falar de uma sociedade com fracos valores. Será?
Acredito que sim. Aliás, aquilo a que tenho assistido, tem-me feito acreditar que sim.

Vivemos numa sociedade com pessoas cada vez mais individualistas, egocêntricas, capazes de "passar por cima dos outros" para alcançar os seus próprios objectivos, por mais fúteis que, por vezes, possam ser...

Bom, tudo isto para dizer que eu acho que há falta de gente boa no mundo, gente genuinamente boa.

Sem comentários:

Enviar um comentário